Quem Somos

We Are Nature

O Nosso Propósito

Picinguaba e Catuçaba tem a dupla vocação de serem meio centros de cura, meio escolas da natureza. Estas duas pequenas localidades afastadas de grandes centros, oferecem amplos espaços naturais, arquitetura e arte ao ar livre, nutrição para o corpo e para a alma. Há ainda flora abundante, animais em liberdade e práticas sustentáveis que redirecionam o olhar para a redescoberta do significado da sacralidade da conexão com a natureza. Tudo parte de uma alquimia sutil, natural e experimental de laboratórios a serviço da nossa transformação, da incubação da vida e de uma nova consciência.

Estamos comprometidos com a visão de que “somos natureza”, partes integrantes e corresponsáveis pela harmonia na Terra. Acreditamos em um modelo holístico, inspirado na sabedoria dos povos originários. Arquitetura off-grid, modelos econômicos participativos, um ecossistema de pessoas, comida de verdade no coração das práticas agroecológicas, conexão com a terra e aprendizados pela experiência direta. São esses os elementos fundamentais que facilitam a comunhão com a natureza e a redescoberta de seu profundo significado. Somos guardiões desses lugares sagrados, cuidadosamente concebidos à serviço da evolução do ser humano e do planeta Terra.

SOMOS – nós, seres humanos, vivemos todos juntos em um planeta redondo, com as plantas, animais, minerais e com tudo que estamos coletivamente dependentes. Nós somos Seres. Ser significa que não precisamos fazer algo para existir, mas simplesmente ser quem somos.

NATUREZA – Ela é a nossa “mãe”(como nos recorda a sabedoria ancestral). Ela nos dá absolutamente tudo que precisamos para viver e sobreviver. Não estamos separados Dela, mas vivendo completamente em simbiose com Ela. Ela é sagrada para nós. Nossa origem. Ela é Vida.

We Are Nature – WAN – ONE – UM

Emmanuel Rengade

EMMANUEL RENGADE

Fundador

Natural da França, Emmanuel nasceu na Borgonha em 1970. Cresceu e estudou Ciências Política e Economia na França e nos Estados Unidos. Amante da natureza e aventureiro, sua verdadeira educação desde cedo foi viajar sozinho para algumas das regiões mais remotas do planeta, em busca de territórios intocados onde homem e natureza ainda pudessem estar em harmonia, ao encontro dos povos indígenas.

Ao longo dos anos, trabalhou e morou em Portugal, Bolívia e Inglaterra, antes de se estabelecer no Brasil em 1998. Após alguns anos como executivo em São Paulo, descobriu a remota vila de Picinguaba e decidiu abandonar sua “carreira ” para construir ali seu sonho de uma vida significativa na natureza e um ponto de encontro para pessoas que compartilham seus valores: simplicidade, autenticidade e boa comida. Catuçaba, a 2 horas de Picinguaba nas montanhas, o chamou alguns anos depois para tornar-se o lugar do próximo capítulo da história: uma grande terra comprometida com a regeneração das pessoas e da natureza.

Desde então, tem-se dedicado ao entendimento da nossa ligação com a natureza. Vivendo longe da turbulência do mundo, mas ainda profundamente conectado a ele, a contribuição de Emmanuel foi experimentar e compartilhar outra forma de viver. Picinguaba e Catuçaba são a aplicação concreta desses aprendizados ao longo dos anos. Emmanuel é casado com Bianca e pai de 3 filhos.

BIANCA BORGHETTI

Diretora Executiva

Nascida no Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, Bianca viveu sua infância entre o campo e a cidade até se mudar para São Paulo e depois para Milão e Nova York. Ela tem um MBA da Universidade de Cornell, NY. Sua atuação no mundo dos negócios ocorreu por alguns anos nas áreas de sustentabilidade, empreendedorismo e fundos de investimento.

Mas logo sentiu o chamado para retornar à natureza e a busca por uma contribuição responsável ao mundo passou a nortear integralmente suas escolhas. De volta de Nova York, passou um ano estudando sabedoria ancestral e ferramentas de educação, cura e desenvolvimento espiritual, antes de se dedicar a um projeto com sua família, o Voador, que logo surgiu como uma das primeiras “forest schools” alternativas para famílias no Brasil.

Não demorou muito para ela sentir o chamado de Catuçaba e Picinguaba e unir forças com Emmanuel em 2016, para juntos ampliarem o alcance de seus projetos e suas vidas. Desde então, eles trabalham, convivem e aprendem juntos a serviço da missão de We Are Nature.

Obviamente, não fizemos nada sozinhos. Somos indivíduos unidos por uma visão coletiva de vida. Nós vivemos juntos, mesmo quando não estamos fisicamente próximos. Estamos sintonizados uns aos outros.

Nós somos Antoni Silveiro, Luis Pedro, Marciel, Félix, Tomás, Dona Helena, Bentão, Dona Maria, Kurt, Tadeu, Rosangela, Juliana, Eva, Laura, Gordo, Taquara, Damião, Alexandre, Carol, Elinho, Wendel, Arvelino, Dona Clarice, Dona Teresinha, Alejandro, Beto, Josiane, Gabriela, Marcio, Paulo, Miro, Sergio, Josinaldo, Felipe, Simon, Fabricio, Joao Paulo, Seu Vicente, Seu Roque, Yuta, Kawakanamu, Kautá, Piutisin Mussun, Uruhu, Paintxiuma, Mamo Luis, Mamo Evangelista, Oseias, Fausto, Priscila and Manolo, Pascoal, Rose, Meneguetti, Ana Maria, Suel, Paulo, Arthur, Cris, Lelinho, Didinho, Nilson, Francisco, Clarissa, James, Lia, Isa, Mirela, Joadson, Rafael, Daniela, Marilza, Rosemara, Lenita, Lidiane, Daniel, Fabiano, Baiano, Bia, Claudio, Felipe, Pega Leve, Nando, Bruna, Felipe, René, Roseli, David, Preta, Rosa, Leci, Jacqueline, Talia, Jumara, Claudia, Cristobal, Thierry, Luis, Ramon, Oday, Benoit, Sonia, Eli, Sophie, Julian, Erik, Geoffroy, Nadine, Kiko, Astrid, Pascale, Alexandra, Marcela, Ruy, Idalia, Bajeco, Paulo, Mieko, Pasha, Ethan, Fernanda, Bruno, Tinko, Luciano, Andres, Lucas, Marcio, Lair, Arthur, Kamel, Hugo, Derlon, Miriam, Matthieu, Peter, Vilma, Gustavo, Vascao, Carreiro, Christophe, Filipa, Fabi, Joao, Rodrigo, Elda, Marc, Maira, Marc, Mariana, Laure, Phillipe, Sofia, Eva, Stela, James, Ricardo, Bia, Thais, Rosana, Duda, Lidiane, Celso, Laura, Dito, Carmen, Felipe, Paulo, Leonardo, Véronique, Laetitia, Ben, Falcão, Apolo, Harmonia, Mara, Cobre, Safira, Boneca, Princesa, Mulata, Pioneiro, Tio Nene, Bailarina, Elegante, Cazuza, Desenho, Ventania, Hawk, Bamboo, Cristal, Esmeralda, Cazuza, Pitanga, Caio, Caia, Dinda, Osmose, Tuctu, Kimaya, Clark e Chica.

“O que verdadeiramente buscamos quando viajamos é significado. Inconscientemente, seguimos a energia que nos conduz ao encontro com a gente mesmo. Esta é a energia sagrada da Terra, particularmente encontrada na natureza. Ela nos reconcilia, nos cura e nos doa as revelações que precisamos para guiar as nossas vidas.”

Emmanuel RengadeFundador
Conheça nosso blog